14.4.18

AS CONSPIRAÇÕES DA MÍDIA NOS GOLPES DE ESTADO QUE SE MULTIPLICAM PELO PLANETA FOI O TEMA DO “JORNALISMO DE GUERRA” NA OAB/RJ

ANDRÉ MOREAU -

Daniel Mazola, Edgar González, André Moreau e Aleksei Smetnev/ Fotos: Iluska Lopes.
Os golpes de estado, promovidos no Brasil (2016) e na Venezuela (2002), através de tramas entre os Estados Unidos a oligarquia e setores do judiciário locais, foi um dos temas levantados pelo jornalista que assina este artigo, no evento “Jornalismo de Guerra” (11), realizado pelo Jornalista e Editor do site Tribuna da Imprensa Sindical, Daniel Mazola e pelo Advogado Aderson Bussinger, Diretor do Centro de Documentação e Pesquisa da OAB/RJ, no auditório do Salão Nobre da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ), que leva o nome do eterno Coordenador de Direitos Humanos do IDEA, o Advogado e Jornalista, Modesto da Silveira.

O Advogado e Presidente do Centro de Documentação e Pesquisa (CDP) da OAB/RJ, Aderson Bussinger, abriu os trabalhos lembrando que o evento se tratava de um antigo projeto sobre os impactos das noticias falsas no dia-a-dia dos povos, dentre os quais, Brasil e Venezuela. “A Venezuela está sob ataque e a mídia faz parte dessa beligerância. Aqui ocorre o mesmo. A grande imprensa está pautada por interesses políticos hegemônicos desde 1964, pratica a opressão em vez de comunicação. Chega até a pautar o STF. A prisão de Lula é um exemplo disso”.

O Jornalista Daniel Mazola, falou da ameaça com base nas novas mentiras forjadas pelos Estados Unidos, sobre o envenenamento de dezenas de pessoas, visando justificar o ataque à Síria. Em seguida cumprimentou o Adido Comercial da Rússia, Aleksei S.Smetnev e falou sobre a conspiração da Inglaterra, juntamente com a França e os EUA, contra o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, destacando: “(...) o Presidente Putin tem, com a sua sabedoria, contido essa onda de violência imperialista”, acentuou Mazola que falaria sobre o “Jornalismo de Guerra”, ao longo dos séculos, mas preferiu dar ao evento a dinâmica exigida diante dos fatos novos e passou a palavra para o Cônsul Edgar González Marín, que propôs antes de começar o debate, assistir o curta-metragem “El Secuestro de un Presidente”, sobre o golpe de estado de 2002.

Publico atento com participação ativa no debate, não faltaram intervenções da platéia
O Médico González Marín, falou sobre a sistematização da pós-verdade que embasa todos esses conflitos, ressaltando em seguida a importância de eventos como “Jornalismo de Guerra”, para ajudar a divulgar o jornalismo de transformação social, produzido na Venezuela.

O Adido Comercial Russo, Aleksei S.Smetnev, criticou a nefasta campanha, com base em mentiras, das agências internacionais de notícias contra o Presidente Vladimir Putin, recém eleito para um novo mandato com um percentual superior a 72% dos votos.

A Consulesa Adjunta da República Bolivariana da Venezuela, Merli Vanegas, que antes de vir para o Brasil representava a Venezuela na Líbia, lembrou do papel do jornalismo ocidental deturpando fatos para satanizar Muammar Khadafi, visando convencer a opinião pública, a apoiar a intervenção da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) que acabou depredando e dividindo, aquele país, para pilhar suas riquezas naturais, além de provocar o assassinato do dirigente Muammar Khadafi.

O Pesquisador do Nucleas UERJ, João Cláudio Platenik Pitillo, traçou de forma resumida o processo de manipulações ao longo da história. Falou do “Jornalismo de Guerra” que vem atingindo a Venezuela e que passou a ser usado contra a Rússia. Pitillo, ressaltou os impactos dessa guerra vividos hoje no Brasil com a prisão do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O Jornalista e Cineasta, Diretor do IDEA, André Moreau chamou a atenção dos presentes, para a correlação de forças nessa ação golpista que começou a ser tramada com a importação da “Teoria do Domínio do Fato”, para o ordenamento jurídico brasileiro. Lembrando que o Sr. Carlos Lacerda, recebeu 7 milhões de dólares, para apoiar a máquina de moer mentes do Departamento de Propaganda e Cinema do IPES (62-64), dirigida pelo Sr. Irineu Marinho, que satanizou Jango, na promoção do golpe empresarial/militar de 1º de abril de 1964. Lembrou que a única forma de resistir a tais ações de manipulação, é aprender com a história de países que regularam os veículos de radiodifusão de massas, assim como fez o Presidente da República Bolivariana da Venezuela, o Comandante Hugo Chávez, na Constituinte votada pelo povo, depois do golpe de 2002.

Solange Rodrigues, coordenadora de Filosofia do IDEA
A Jornalista e Escritora, Coordenadora de Filosofia do IDEA, Solange Rodrigues, lembrou das lutas dos companheiros do IDEA, programa de TV há 11 anos no ar, no Canal Universitário de Niterói. Solange disse que não ter apoio financeiro, pode ser sinônimo de autonomia, para lembrar da revelação sobre o plano do Comando Sul dos Estados Unidos de invadir a Venezuela e assassinar o Presidente Nicolás Maduro, feita no IDEA, na presença do Cônsul Edgar e da Consulesa Merli.

O Médico e Jornalista, Coordenador para Assuntos da América Latina do IDEA, Rucdy Cabrera, lembrou das conspirações do Sr. Luiz Almagro, no comando da Organização dos Estados Americanos (OEA), que se colocou como um “lacaio” abastecendo o “Jornalismo de Guerra”, falsificando a história naquele “Ministério das Colônias”, a partir das manobras que promoveram representantes de países dominados pelo Império que repetiam mentiras e acusavam o Presidente Nicolás Maduro, de ser ditador.

Rucdy Cabrera, coordenador para Assuntos da América Latina do IDEA
O Jornalista e Escritor Mário Augusto Jakobskind, falou sobre a importância da história para compreendermos o que ocorre hoje. Lembrou das conspirações de O Globo em todos os golpes de estado no Brasil. Falou do papel da atual direção da Associação Brasileira de Imprensa, presidida pelo Sr. Domingos Meirelles, que mais uma vez se posicionou em apoio a entidades patronais que apoiaram as medidas inconstitucionais que levaram o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva à prisão. Referindo-se ao filme “A Confesión de Parte”, de Rafael Ortega, Jokobskind falou da sua importância, para que possamos saber os fins da lei que propõe anistiar os crimes cometidos por opositores do governo Nicolás Maduro durante as Guarimbas (manifestações que deixaram dezenas de mortos na Venezuela), projeto que em 2016, foi rejeitado pelo Tribunal Superior da Venezuela.

O General de Brigada e Presidente da Casa da América Latina, Bolívar Meirelles, lembrou que essa história de satanizações através dos meios de comunicação conservadores contra líderes de esquerda, ou progressistas, é mais antiga do que o Brasil e citou como exemplo do processo em curso hoje, as ameaças dos Estados Unidos de acirrar os ataques contra a Síria com base nessa falsificação de que teriam atingido a sua própria gente com armas químicas, a mesma coisa que fizeram para invadir o Iraque e arrancar a cabeça de Saddam Hussein.

Paulo Gomes Neto, jornalista e diretor de Formação e Capacitação da TV Comunitária do Rio de Janeiro (TVC – Rio, canal 6 da NET)
O Jornalista e Diretor de Formação e Capacitação da TVC – Rio, Paulo Gomes, falou da importância do evento “Jornalismo de Guerra”, para esclarecer o que realmente está por trás da narrativa de ódio travestida de “anti-corrupção”, que gerou o clima de terror, para derrubar a Presidenta Dilma Rousseff e para prender o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

No final do evento "Jornalismo de Guerra" foi lido o seguinte manifesto:

NOTA DO ACAMPAMENTO LULA LIVRE

Sobre o ofício e as declarações do sindicato dos delegados da Polícia Federal, as organizações à frente do acampamento Lula Livre, instalado nas imediações da Superintendência da Polícia Federal, afirmam que:

Seguimos em resistência no acampamento, exigindo a liberdade para o ex-presidente Lula. E estaremos onde se mantiver a condenação injusta e sem provas, no contexto de nossa resistência pacífica.

O tema dos moradores está sendo usado com má-fé, por pessoas e grupos que querem desviar o tema central, que é o arbítrio da prisão de Lula.

No que se refere ao acampamento, estamos instalados pacificamente em área pública. É notória a recepção dos moradores, que ajudam diariamente com água, energia elétrica, rede de internet. Muitos participam das atividades do acampamento, prestigiam nossas cozinhas e espaços culturais. A cada dia a imprensa presente pode verificar a melhoria na organização. A relação também é boa com o comércio.

Cumprimos os acordos coletivos de silêncio depois das 22h às 7h. Cerca de 80 pessoas da equipe de limpeza recolhem o lixo e fazem a limpeza todas as manhãs. E estamos sempre apontando melhorias na estrutura de banheiros.

Realizamos uma carta aos moradores, onde reafirmamos nosso pedido de desculpas pelo transtorno, mas não somos responsáveis pelas violações, pela violência de sábado, esta sim precipitada pela Polícia Federal, nem pela arbitrariedades que estão sendo cometidas contra Presidente Lula.

Atenciosamente,
Curitiba, 11 de abril de 2018

*André Moreau, é Professor, Jornalista, Cineasta, Coordenador-Geral da Pastoral de Inclusão dos "D" Eficientes nas Artes (Pastoral IDEA), Diretor do IDEA, Programa de TV transmitido pela Unitevê – Canal Universitário de Niterói e Coordenador da Chapa Villa-Lobos – ABI – Associação Brasileira de imprensa, arbitrariamente impedida de concorrer à direção nas eleições de 2016/2019.


---