14.6.18

O IMPÉRIO SE VIU OBRIGADO A DIALOGAR, VITÓRIA DA COREIA SOCIALISTA. CONFIRA A ANÁLISE DE LUCAS RUBIO [VÍDEO]

DANIEL MAZOLA -

Com a realização da primeira cúpula entre os EUA e a Coreia do Norte, em Singapura, o líder norte-coreano KIM JONG UN provou ao mundo que estava corretíssimo investindo em seu programa de defesa nuclear, o diálogo e a diplomacia prevaleceram.


Para entendermos melhor como foi o encontro entre Donald Trump e KIM JONG UN (foto), e seus prováveis desdobramentos, conversei ontem (13) com nosso especialista no tema, Lucas Rubio, presidente do Centro de Estudos da Política Songun-Brasil.

12 de junho entrou para a história mundial, Coreia do Norte e EUA assinaram um documento conjunto. Segundo ele, Washington garante o fim das hostilidades a Pyongyang em troca do comprometimento norte-coreano de seguir com a desnuclearização da península. Além disso, segundo a declaração da Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA), Trump aceitou o convite de KIM JONG UN para visitar a Coreia Socialista. Por sua vez, KIM concordou em visitar os EUA.

Segundo Lucas Rubio, com essa conquista da República Popular da Coreia, o processo de paz tende a avançar entre o Sul e o Norte, forçando inclusive a reunificação da península. Trump disse que pretende começar a retirada dos militares que provocam tensão na região, pondo fim aos exercícios militares.

Vale lembrar, não faz muito tempo, o fanfarrão Trump, presidente norte-americano disse em plena Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que os EUA poderiam "destruir totalmente" a Coreia do Norte. Em resposta a transloucada afirmação, KIM JON UN afirmou contundentemente: "(...) Estou analisando com cuidado até onde chegaria nossa reação a qual Trump deveria ter imaginado antes de dizer esses disparates. Seja lá o que ele pensou o resultado sobrepassará sua imaginação. Declaro reiteradamente que domarei com fogo o maníaco estadunidense".

Para o bem da humanidade KIM JON UN saiu vitorioso, o diálogo e a diplomacia prevaleceram. Agora confira a opinião do especialista Lucas Rubio neste imperdível bate-papo.