26.9.17

SILVIO TENDLER: FILME DOCUMENTÁRIO IMPERDÍVEL SOBRE O RUINOSO CAPITAL FINANCEIRO

HELIO FERNANDES -


Numa sessão especial o grande documentarista Silvio Tendler apresentou seu último trabalho. Eu chamaria de notável, se essa palavra não fosse redundante em toda a sua carreira profissional. Título que resume todo o conteúdo: "Dedo na ferida". É um libelo sobre o capitalismo, a desigualdade e a perda dos direitos sociais.

Através de diversas entrevistas, uma delas com o grande cineasta Costa - Gavras, traça um perfil extremamente incomodo a respeito da lógica homicida do capital financeiro, que inviabiliza qualquer alternativa de justiça social no mundo.

Estreará nos cinemas no prestigiado Festival de Cinema do Rio neste outubro, e recomendo entusiasmado. Para quem tiver tempo é um filme documentário para ver e lembrar. Atualissimo na realidade do Brasil e do mundo. E sabedoria total de Tendler, escolhendo para entrevistar Costa - Gavras, que tem 3 filmes libelos sobre ditaduras. 

O primeiro, "A confissão", condenação aberta e ostensiva da ditadura soviética.

O segundo, "Estado de Sitio", sobre a tremenda ditadura que dominou o Brasil durante 21 anos. Única restrição: foi menos critico e de certa maneira  até menos rigoroso como nos outros.

O terceiro, "Desaparecido", sobre a cruel e assassina ditadura do Chile. Nesse, alem de cineasta, assume o papel de repórter investigativo, revelando fatos que escaparam ao noticiário diário. Mostra o belo Estádio Nacional, construído para a Copa do Mundo de 1962 e transformado num sangrento campo de concentração e de tortura implacável. 

Costa - Gavras responsabiliza o governo dos EUA, da mesma forma que Silvio Tendler não esconde que a desigualdade do mundo é patrocinada por banqueiros e o grande capital financeiro.