9.6.17

O CHORINHO DE ARMANDINHO É A SÍNTESE DO MELHOR DA MÚSICA BRASILEIRA

ILUSKA LOPES -

Armandinho apresentou o melhor Show da minha vida, não foram poucos, é fenomenal como artista e pessoa!

Armandinho e Moraes Moreira / Fotos: Daniel Mazola.
O espetáculo ‘O Chorinho de Armandinho’, que o renomado guitarrista e bandolinista Armandinho Macêdo, 64, apresentou ontem (8) no palco do Teatro Rival Petrobras, teve no repertório clássicos de mestres como Jacó do Bandolim, Garoto, Tom Jobim, entre outros, trouxe também na sua guitarra baiana o clássico Bolero de Ravel, Beatles, até a música Chame Gente, de Armandinho e Moraes Moreira (convidado especial desta apresentação), um dos grandes sucessos do carnaval brasileiro.

Armando Costa Macêdo é um ícone e símbolo vivo da chamada MPB. Filho do criador do trio elétrico (Osmar Macêdo), Armandinho é responsável por manter viva a tradição da folia baiana. O novo espetáculo que estreou ontem no Rio de Janeiro já passou por outros estados brasileiros, além de uma turnê na Espanha em 2016. Quem organizou o projeto foi sua esposa Surama Albuquerque, que também é cantora e produtora musical. Nesse espetáculo a composição de acompanhamento do artista é brilhantemente feita por violão de sete cordas, cavaquinho, percussão e pandeiro.

Calorosamente interagindo com o público
Eu sou filho de um inventor do Trio Elétrico, Osmar, lá em casa era assim, quando não era música de Trio era um regional do chorinho, tudo ligado a Jacó do Bandolim, Luperce Miranda, Waldir Azevedo e Garoto. Minha base musical vem daí, também dos frevos pernambucanos com o sotaque baiano e guitarra, que dei o nome de guitarra baiana. Durante anos venho fazendo meus shows com a minha banda instrumental, com a banda Trio Elétrico Armandinho Dodô e Osmar e com a banda A Cor do Som. Foi aí que minha produtora sugeriu que eu fizesse esse show, que mistura carnaval com chorinho, bandolim com guitarra baiana. Daí a Surama chamou de O choro mais alegre do Brasil”, disse Armandinho.

Em 1964, com 10 anos meu pai fez um Trio Elétrico mirim, e eu saia pelas ruas de Salvador tocando meu cavaquinho, tinha meu pai como grande ídolo da minha vida, ele era tudo que eu queria ser (...), minha referência, foi ele que me ensinou a tocar”, completou.

Iluska Lopes e Armandinho
Sua entrada no mercado musical foi aos 15 anos de idade quando ganhou o concurso de talentos do programa de Flavio Cavalcante da Extinta TV Tupi. Hoje, com mais de 50 anos de carreira, Armandinho é principalmente conhecido pela genialidade como músico, além de ser referência dos carnavais de Salvador.

O editor Daniel Mazola perguntou a Moraes Moreira como começou a relação entre os dois músicos baianos. A vida nos uniu há muito tempo, Armandinho veio tocar comigo no meu primeiro disco guando eu sai dos Novos Baianos em 1975, de lá pra cá nós somos parceiros, amigos, somos irmãos, somos do Trio Elétrico, nós somos do chorinho, do frevo, nós somos da vida, e a vida sempre nos une”, frisou.

Daniel Mazola e Moraes Moreira / Foto: TIS
‘O Chorinho de Armandinho’ junta o genuíno ao contemporâneo, eletrizando o regional. Mistura o choro ao pop, ao rock e ao frevo, que são interpretados magistralmente pelo músico no seu estilo inconfundível de tocar o bandolim e a guitarra baiana. Fazendo com que os bons ouvintes se deleitem na fusão dos seus últimos trabalhos: o “Pop Choro” e o “Guibai”. Misturas que vão de Jacob do bandolim ao Jimi Hendrix, dos Beatles, ao grupo Época de Ouro.

Armandinho desceu do palco para cumprimentar Nelson Sargento
A cenografia do show é composta pelo acervo pessoal do artista que narra visualmente momentos importantes e especiais da sua carreira, com fotografias e elementos escolhidos pessoalmente por ele. Na plateia, prestigiando o artista estavam os amigos da banda ‘A Cor do Som’, o baluarte Nelson Sargento, o músico George Israel e a percussionista Lan Lan, que subiu ao palco para uma participação empolgante!

George Israel filmando e curtindo a guitarra baiana de Armandinho
Segundo Armandinho, “o choro é o samba instrumental”. Recentemente o músico gravou um DVD com Hamilton de Holanda que será lançado em breve. Armandinho mantêm uma carreira de sucesso, e como ele mesmo costuma dizer: Abençoada por Deus! O Brasil e a Bahia agradecem.