ILUSKA LOPES -
A Comissão Eleitoral da Associação Brasileira de Imprensa havia cassado a chapa BARBOSA LIMA SOBRINHO nesta segunda-feira (15), ontem quinta-feira (18) a Comissão recuou e assinou um novo termo de homologação. Após análise dos novos membros que substituíram os nomes que renunciaram, todos foram aprovados.
Sem estrelismos, apenas focada na proposta de tirar a Associação Brasileira de Imprensa do desalinho político e melhor preservar o patrimônio, a estabilidade administrativa e a segurança financeira da Instituição a chapa BARBOSA LIMA SOBRINHO agora apresenta o experiente jornalista Carlos Augusto Martins de Aguiar, editor do jornal Diário Carioca como candidato a presidente da entidade para o triênio 2019-2022. Para o cargo de vice-presidente permanece o jornalista, advogado militante e dirigente do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro, Washington Luiz Pinto Machado.
O grupo propõe “assegurar e ampliar as conquistas sociais do povo brasileiro, (...) e tendo por finalidade maior a defesa da ética, dos direitos humanos e da liberdade de informação e expressão.” (Art. 1º do Estatuto da ABI). Também defende que as prestações de contas da entidade voltem a ser transparentes. "Temos que dar um BASTA na ‘inquisição’ que se transformou a Casa das Liberdades e dos Direitos Humanos", ressalta Helio Fernandes, decano do jornalismo brasileiro que por quase 50 anos foi dono e diretor do jornal Tribuna da Imprensa, candidato como membro do Conselho Consultivo.
A chapa BARBOSA LIMA SOBRINHO defende os princípios estatutários da entidade. O papel da “(...) Associação Brasileira de Imprensa, na qualidade de fórum da sociedade civil, é promover e articular movimentos em defesa do patrimônio e da soberania nacionais” (Artigo 2º do Estatuto).
Segue o documento assinado nesta quinta-feira por todos os membros da Comissão Eleitoral, o editor desta Tribuna da Imprensa Sindical (ex-presidente da CDLIDH da ABI), Daniel Mazola representou a Chapa BARBOSA LIMA SOBRINHO:
Não esqueça, dia 25, quinta-feira, das 14h às 16 horas, coordenadores da chapa BARBOSA LIMA SOBRINHO estarão no Programa Painel Mundial (Rádio Mundial News) debatendo com os ouvintes e internautas o projeto de revitalização da ABI. Divulgue e participe da Live, precisamos realinhar nossa centenária ferramenta das lutas pela soberania do Brasil!
Links da Rádio Mundial News: