21.12.16

ENTREVISTA - "VEM AÍ O LIVRO: A OUTRA FACE DE SÉRGIO MORO", EMANUEL CANCELLA E FRANCISCO SORIANO, COORDENADORES DO SINDIPETRO-RJ FALAM SOBRE A ENTREGA DA PETROBRAS [VÍDEO]

DANIEL MAZOLA -

Emanuel Cancella, Daniel Mazola, Francisco Soriano no estúdio da Tv Petroleira, Rio de Janeiro. Foto: Iluska Lopes.
Sexta-feira (16), os coordenadores do SINDIPETRO-RJ, Francisco Soriano e Emanuel Cancella, foram os entrevistados do programa especial da TV PETROLEIRA em parceria com o site TRIBUNA DA IMPRENSA Sindical. O foco principal foi esclarecer a acusação movida pelo juiz Sérgio Moro, que está sendo investigado pelo MPF, sobre possíveis práticas de crime contra a honra do servidor público federal que teriam sido emitidas pelo petroleiro Emanuel Cancella em seu blog pessoal. Os artigos são sempre reproduzidos aqui na TRIBUNA, com grande audiência.

Emanuel Cancella contou tudo sobre o caso na entrevista, disse que prestou depoimento ao Ministério Público Federal (MPF) na última quarta-feira (14), após denúncia movida pelo juiz Sérgio Moro. Durante o depoimento um grupo de pessoas se reuniu em frente à Procuradoria da República no Rio de Janeiro, no centro da cidade, em um ato de solidariedade ao petroleiro. Em seu depoimento ao MPF, o sindicalista usou da prerrogativa de ficar calado. Segundo advogados, a denúncia retornou  à Curitiba, onde o MPF avaliará se é pertinente abrir um inquérito, uma ação judicial ou arquivar o caso.

O lutador Francisco Soriano - economista, petroleiro desde 1964, coordenador financeiro do sindicato, presidente da TV Comunitária do RJ - lembrou que o momento é de protestar nas ruas para mantermos "a Petrobras e o Pré-sal Nosso!", e também de questionar o porquê de tanta seletividade nas investigações da Lava Jato. “Essa ação contra o Cancella visa perseguir e intimidar o sindicalismo combativo na conjuntura de golpe e avanço da repressão e criminalização dos movimentos populares e sociais”, afirmou.

Emanuel Cancella, assim como Soriano, considera que a Lava Jato promove investigações seletivas, em função disso no início de 2017 o petroleiro lançará o livro “A outra face de Sérgio Moro”, em que traz uma coletânea de artigos publicados na internet. O livro está sendo custeado pelo próprio Cancella e a renda com as vendas será doada aos dois milhões de trabalhadores demitidos em função da operação Lava Jato. “Tudo que diz respeito a Petrobras tem relação direta com minha história como petroleiro, profissão que exerço há mais de 43 anos, por isso escrevo para denunciar o que considero pertinente”, disse.

O sindicalista lembrou que primeiramente, o presidente da Petrobrás, Pedro Parente, entrou com uma interpelação contra o ele, e também contra direção colegiada do SINDIPETRO-RJ, e agora foi a vez do juiz Sérgio Moro, através de uma intimação. "Pedro Parente tem que explicar o verdadeiro feirão que está realizando com os ativos da Petrobrás". Cancella disse que a intimidação realizada pelo juiz Sergio Moro ganhou destaque até no exterior, precisamente na Noruega no jornal ‘Morgenbladet' editado na capital Oslo. A tradução abaixo é da Agência Petroleira de Notícias.

http://itv.netpoint.com.br/sindipetro_upgrade/principal.asp?id=823
Perseguição de Moro a petroleiro é notícia no exterior

No Brasil não são apenas os políticos que estão sob pressão. Sergio Moro, o juiz que é o responsável  pela Operação Lava Jato, uma investigação sobre crimes de corrupção na petrolífera Petrobrás, envolvendo políticos e empresários, realizou recentemente uma palestra em uma conferência sobre corrupção na Universidade de Heidelberg, na Alemanha.
No evento, podia-se perceber a divisão em torno do juiz federal. Metade do público presente portava cartazes como "você vai destruir a democracia". A outra metade aplaudiu Moro. No Brasil, o juiz intimou via Ministério Público Federal (MPF), o líder sindical petroleiro Emanuel Cancella  “por possível crime contra a honra do servidor público federal”. O sindicalista possui um blog em que tece severas criticas a Lava Jato, e pretende em breve lançar um livro a partir do material publicado. O que pelo visto não agradou o juiz Moro.
Cancella foi entrevistado neste verão (junho) pelo ‘Morgenbladet’ e já havia se colocado muito crítico a Operação Lava Jato.  No Brasil muitos especulam sobre o fato de Moro ser profundamente conservador e da possibilidade do próprio ter ambições políticas.

Confira a entrevista no link da TV Petroleira:
Com a valorosa equipe técnica da TV Petroleira. Fotos: Iluska Lopes/TIS.

Lançamento do livro: A outra face de Sérgio Moro, sexta, 6/1, ás 18h, Sindipetro-RJ